7 de nov. de 2008

Companhia


Nunca me esqueci de uma frase que disse minha professora de literatura do colegial, certa vez, em uma aula: “Sou a minha melhor companhia”. Em um primeiro momento, poderemos pensar, ao ler essa frase, em apologia à solidão ou, até mesmo, ao egoísmo. No entanto, se pararmos para pensá-la em profundidade descobriremos uma realidade intrínseca à vida humana e da qual não podemos fugir.
É verdade que fazemos amigos. É verdade que a família é um bálsamo. E ainda, que temos relacionamentos amorosos intensos, e muitas vezes, maravilhosos. Mas, verdade mais intensa ainda é que cada um deve seguir o seu caminho.
Claro. Ninguém pode ficar estacionado, parado no tempo a espera de um desfecho para a vida. Todos abraçam diferentes destinos. Os amigos, nós os guardamos com carinho, com extremo amor, sempre nos lembrando de sua doce “companhia”. Contudo, não podemos tê-los todo o tempo. Fazemos novos, preservamos os antigos. Lembramos com doçura eterna. A família, que é nosso abrigo e consolo, também não estará para sempre a nossa disposição, pela separação natural que o tempo exige.
E os relacionamentos amorosos? Ah os relacionamentos... Quanto nos custam. Podem ser magníficos. Apesar disso, não podemos esperar que haja alguém no mundo que nos complete, e, aliás, como tantos defendem, alguém que seja obrigado a nos suportar eternamente.
Em outras palavras, a única pessoa que conviveremos o tempo todo somos nós mesmos. E por mais incrível que pareça, algumas pessoas não toleram ficar, nem por instantes, sozinhas. Não suportam a própria companhia. Muito triste. Um verdadeiro desencontro. É preciso que gostemos, sobretudo, da nossa companhia, de quem somos.
Portanto, não perca tempo buscando prender as pessoas ou impondo sua presença. Ao contrário. Cuide-se. Ame-se. Leia bons livros, poemas, ouça música. Faça cursos que gosta, aprenda continuamente. Estimule sua inteligência, faça valer a pena ser você mesmo. Seja uma companhia agradável a si próprio. E então muito mais gente gostará de estar ao seu lado, gozando da sua presença.
Se formos doces com as palavras, gentis e educados mesmo estando sozinhos. Se formos capazes de deixar transparecer o melhor de nós, então, com certeza, mesmo não estando lado a lado, estaremos no pensamento de quem nos ama. Seremos desejados.
Sim. Também eu sou minha melhor companhia. Gosto dos meus pensamentos, e gosto de analisar meu jeito de agir. Gosto de ler livros, de comentá-los comigo mesma. Gosto de ser eu. E isso falta à maioria das pessoas, infelizmente. Temos tantos modelos a seguir que, às vezes, nos esquecemos de nós. O essencial é cuidar-se sempre. Amar-se interiormente. Ser uma agradável companhia, ainda que não haja ninguém por perto.

2 caco (s)...:

Érica disse...

"Sê fiel em ti mesmo", escreveu Shakespeare no livro "Hamelet". E foi dessa frase que me lembrei quando reli seu post amiga...
Quanta sensibilidade!
Por que procurar alguém que nos complete enquanto podemos ter dois inteiros que se encontram?
Eu tbm sou minha melhor companhia, gosto de rever meus conceitos, apreciar minhas músicas, sonhar...

Adoro-te!
Um beijo doce...

Anônimo disse...

Ai que emoção!!!
"... estaremos no pensamento de quem nos ama..."
Com certeza!!! Obrigada!!!
Saudades sempre.... sempre...

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios